x

A polêmica dos parabenos Afinal, são vilões ou não? Confira marcas que têm produtos sem parabenos.

Até alguns anos atrás nunca nem havíamos ouvido falar dos tais parabenos. Devido ao seu baixo custo, são muito utilizados como conservantes em cosméticos e até em alimentos, tendo a função de evitar a contaminação por microorganismos.

A polêmica começou quando um estudo científico londrino alegou ter encontrado altas concentrações de parabenos em tecidos retirados de tumores mamários em mulheres que usavam desodorante antitranspirante.  Isso foi suficiente para iniciar um debate quanto à segurança da substância e a associá-la ao câncer de mama.

Substâncias químicas

Muitos estudos foram realizados desde então, mas os resultados ainda são controversos. Algumas pesquisas alegam que podem ser tóxicos para as células humanas e têm efeitos na desregulação endócrina, devido ao fato de os parabenos imitarem o comportamento do estrogênio (hormônio feminino). Outras alegam que, desde que estejam dentro dos limites de uso, os parabenos são seguros.

A ANVISA (Agência Nacional de Segurança Sanitária) afirma que as fórmulas comercializadas atualmente que usam parabenos estão sob controle, pois apresentam quantidade dentro dos limites de uso. “Muito se especula acerca de diversos componentes cosméticos e sua segurança, porém sem nenhum fundamento científico ou afirmação plausível”, disse o órgão em nota.

No exterior o movimento “anti-parabenos” parece ter mais força. A Dinamarca já baniu o uso da substância em produtos voltados para crianças. Aqui no Brasil a polêmica foi tanta que, apesar de a substância não ter sido banida, várias marcas de cosméticos começaram a retirá-la da composição de seus produtos. Hoje, é fácil encontrar no mercado produtos livres de parabenos. Na dúvida, melhor se precaver, não é?

Confira algumas marcas parceiras da Glambox que possuem produtos sem parabenos:

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.