x

Entrevista: beauty artist da Catharine Hill Profissão maquiador – tudo que você queria saber

- Vogue - 

Não faz muito tempo, perguntamos para nossas glamgirls o que elas mais têm curiosidade de aprender sobre a profissão de maquiador. Entre segredos para o sucesso e como pensar numa make de acordo com o evento ou a roupa, a Catharine Hill explicou tim-tim por tim-tim de tudo o que envolve trabalhar com isso.

Para quem não conhece, a marca, que além de produtos amados pelos maquiadores ainda dá cursos profissionalizantes, entrou para nossa Glambox de junho com algumas makes para as meninas experimentarem.

Vamos às dúvidas?

Quero ser maquiadora profissional e sou de Brasília. Onde posso buscar um curso também para make artística? (Gabriela Arana)

Para artístico, nós temos na Catharine Hill, em São Paulo. Informe-se através do e-mail cursos@catharinehill.com.br!

Acho que uma das coisas mais importantes quando o assunto é beleza é se manter atualizado com tudo que sai – produtos, tendências e afins. Como vocês ficam por dentro de tudo o que está rolando?

Atualmente, a tecnologia nos ajuda muito quando o assunto é pesquisa. Busco sempre através da internet, mas confesso que a minha fonte mais rica de ‘’novidades’’ são meus alunos. Recebemos pessoas do Brasil inteiro, cada um com uma novidade diferente e regional.

Qual é o segredo para chegar ao sucesso do maquiador? (Jaqueline Azarias)

Brinco dizendo que o difícil mesmo não é chegar ao sucesso, e sim mantê-lo.  Inicialmente, a dica que eu dou sempre é (depois de se profissionalizar, é claro) fazer o portfólio.  Ele é a ferramenta principal para que as pessoas vejam o seu trabalho. É importante haver diversidade na escolha das modelos – morena, loira, negra, oriental, ruiva ...  Esse é o primeiro passo.

A pele negra é mais difícil de maquiar? (@mariiabiannca)

Não. Os maquiadores geralmente sentem mais dificuldade para maquiá-las devido à temperatura do tom presente nas peles, principalmente porque, na maior parte das vezes não são compatíveis com a temperatura do tom das bases.  Dependendo do tom de pele, possui quentura (alaranjadas, avermelhadas) e, às vezes, quando maquiadas, ficam acinzentadas nas fotografias. Isso pode acontecer por 2 motivos:

1-A base possui tom mais frio

2- o Flash já é frio demais, por isso, quando estão juntos, o resultado é uma pele acinzentada e manchada. O segredo é aplicar uma base do tom da pele da pessoa, com temperatura quente (marrom alaranjado por exemplo) e trabalhar a iluminação do rosto também priorizando tons mais quentes, dourados e acobreados.

Gostaria de saber quais as melhores formas para divulgar o trabalho do maquiador. Hoje, as redes sociais ajudam muito, mas como se diferenciar nesse meio? (@marborges27)

O diferencial, na verdade, está na execução do trabalho. Se ele estiver impecável, fará sucesso num site, num blog, Facebook, Instagram... Em qualquer lugar de visibilidade virtual. Hoje, uma das melhores opções para dar início na divulgação é criar uma página no Facebook.

Quais os piores erros que você vê comumente em maquiagens?

O esfumado e o contorno dos lábios. O esfumado na maioria das vezes está marcado e o contorno fora da realidade do lábio.

É importante saber a roupa que a cliente vai usar e o penteado se for um make para uma festa ou casamento, por exemplo? (@__onekidrauhl)

Sim, pra que as cores ornem com as do vestido, mas sem combinar demais, afinal atualmente não se combina mais a cor da maquiagem com a cor do vestido. E quanto ao penteado, é importante saber até pra não deixar a cliente ‘’carregada demais’’, de repente a maquiagem é muito moderna para um penteado muito clássico.

Como você iniciou sua carreira?

Meu primeiro curso foi o de maquiagem artística.  Cobrava bem menos do que hoje pelos serviços prestados. Fui fazendo outros cursos até me sentir segura de fato, mas, definitivamente, o que me ajudou muito foi o treino, dia após dia, nas vizinhas, prima e amigas.

Ah, tiramos também algumas dúvidas sobre maquiagem aqui!

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.