A febre das velas: decorativas e coloridas!

Vem saber tudo sobre como as velas se reinventaram e estão mais belas do que nunca!

Alerta de trend nova!

As velas estão fazendo a cabeça de muita gente nos últimos tempos e aparecendo de diversas formas diferentes. 

 

As velas sempre trouxeram um ar mais aconchegante e relaxante para os ambientes e, agora mais do que nunca, muita gente tem recorrido a esse mood mais calmo para ajudar a descansar a mente. 

Enquanto isso, também estamos passando muito mais tempo do que o normal em casa e isso tem despertado uma grande vontade de redecorar e de trazer para nosso lar um espaço que seja confortável para nossa mente e para o nosso corpo. Assim, a busca por novos itens de decoração e o surgimento de novas tendências neste meio pode ser explicada por este fato. Cada vez mais, queremos nos sentir em nossa casa. 

 

E também podemos dizer que as velas estão pegando carona com essa nova onda. 

Em 2021, a galera resolveu colocar o lado artístico para jogo e reinventar as velas. 

Indo além das velas aromáticas (que já conhecemos), o item vem trazendo novas formas, cores, texturas e uma nova função: a decorativa

 

Substituindo muitas esculturas e vasos por aí, as velas decorativas foram redescobertas e estão trazendo uma nova cara a muitos ambientes. 

Acompanhando a tendência das decorações lúdicas cheia de formas e cores pastel, essas velas podem ser encontradas de quase todo o formato que imaginar, mas já podemos identificar os preferidos. Dá uma olhada:

 

GEOMÉTRICAS

(Reprodução: Pinterest)

 

(Reprodução: Pinterest)

Os formatos geométricos aparecem demais nas velas decorativas e são as favoritas do pessoal que gosta de uma coisa diferente e original. 

 

TORCIDAS

(Reprodução: Pinterest)

 

(Reprodução: Pinterest)

Muitas ondas e formas arredondadas. 

Aqui as velas aparecem torcidas entre ou umas nas outras e trazem um ar bem leve ao ambiente.

 

ESCULTURAS

(Reprodução: Pinterest)

 

(Reprodução: Pinterest)

Bustos com um ar renascentista ou esculturas de corpos reais e atuais também estão fazendo a cabeça das pessoas. Estas são únicas e o que tem de diferentes, tem de bonitas e elegantes.

 

CORES

(Reprodução: Pinterest)

 

(Reprodução: Pinterest)

A era da vela com cera branca já se foi. Por mais que ainda apareçam, as favoritas do momento são as de tons pastéis e quentes que ajudam a trazer um ar mais divertido para o ambiente. 

 

 

Ficou com vontade de ter uma das velas que mostramos aqui? 

Se quiser pular de cabeça nessa trend, também tem muita gente curtindo fazer a própria vela. 

E ao contrário do que muitos pensam, é beeem simples. 



COMO FAZER SUA PRÓPRIA VELA DECORATIVA

As velas são feitas com uma parafina que pode ser facilmente moldada ao esquentada. Dito isso, o jeito mais fácil de fazer sua própria vela decorativa é comprando velas simples e as modificar para ficar do formato que preferir.

(Reprodução: Pinterest)

O processo é simples: pegue a vela e coloque em um recipiente com água bem quente. Espere alguns minutinhos e pronto! A partir daí você deve conseguir moldar e pode torcer, amassar, cortar pedaços e até fundir uma vela na outra. 

Você também pode ir além e realmente fazer sua própria vela. Essa prática se popularizou bastante nos últimos meses e é só comprar parafina, pavios, óleos essenciais e moldes do formato que desejar. 


(Reprodução: Pinterest)

Daí, basta derreter por completo a parafina em banho maria (com cuidado, já que é um material inflamável), adicionar o óleo essencial de sua preferência, misturar e despejar a mistura no molde já com o pavio posicionado no centro. É indicado esperar 24h para que a parafina seque por completo e, depois desse período, é só retirar a vela do molde (delicadamente para não quebrar ou lascar algum pedacinho) e cortar o excesso de pavio. 

 

O processo é super legal e terapêutico para quem curte artesanato ou para as manas empreendedoras (quem sabe você não abre sua própria lojinha de velas decorativas? Fica a dica ;) )



Ah, e você sabia que tem um jeito certo de acender suas velas? 

Vem que te contamos como é. 

 

COMO ACENDER SUA VELAS CORRETAMENTE

(Reprodução: Pinterest)

Parece bobo, mas isso pode mudar a vida útil da sua vela e fazer com que ela dure muuuuito mais. 

Vamos lá: a informação essencial que precisamos saber é que quando a cera da vela derrete em forma de túnel, com o pavio no meio, a parte que fica grudada no copo não é queimada e, consequentemente, perdida. Isso faz com que sua vela dure bem menos e tenha menos fragrância. 

Dito isso, a primeira queima de uma vela deve ser de duas a três horas. Dessa forma, toda a cera da superfície é derretida e posta para trabalhar. 

Como as velas tem memória, quando a primeira queima é feita corretamente, as chances dela queimar errado em algum momento são mínimas. 

Tranquilo, né?

 

IMPORTANTE: Nunca deixe uma vela queimando sozinha. Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar. 

A chama da vela pode subir demais em algum momento e pegar em alguma cortina ou objeto inflamável que tenha por perto. 

Então, sempre que for acender sua velinha, fique por perto e aproveite de pertinho a vibe gostosinha que ela traz, tá?



E aí glamgirl, curtiu essa nova tendência?

 

 


Artigos Relacionados: