3 benefícios de esfoliar o corpo + como fazer uma esfoliação bem feita!

Se você é adepta do skincare, provavelmente já incluiu uma esfoliação semanal na rotina... Mas você tem dado atenção ao resto do corpo também?

Sua nécessaire já tem um sabonete líquido para o rosto, hidratante, um esfoliante suave para essa área, talvez um sérum ou um antiacne... Todas as etapas da sua rotina com o rosto andam em dia. Então é chegada a hora de incluir também algumas etapas para o resto do corpo!


A esfoliação é uma etapa muito importante para partes como pernas, joelhos, cotovelos e pés. Isso porque, basicamente, a esfoliação é uma limpeza com uma abrasão suave da pele.

Esse procedimento ajuda a acelerar um processo natural do nosso corpo, que é a eliminação de células mortas e a produção de novas. Ou seja, você ajuda a pele a se renovar mais rápido!

Além disso, a esfoliação também faz com que a pele absorva melhor o hidratante, que deve ser aplicado em seguida.

Vem conferir todas as vantagens de incluir essa prática no seu dia a dia e, depois, algumas dicas de como fazer a sua esfoliação!


1. Deixa a pele mais macia e suave

A esfoliação é benéfica para todos os tipos de pele! Como falamos mais acima, esfoliar ajuda a remover as células mortas da pele e, com isso, acelerar a renovação celular.

Removendo as células mortas periodicamente, você logo vai poder observar a textura ficando mais lisinha, regular e mais lisa. 

Isso vale para todos os tipos de pele!

 
2. 
¡Adiós!, foliculite e acne!

Aquelas bolinhas vermelhas na lateral das pernas e no bumbum têm nome: folicute! A foliculite é uma infecção nos folículos onde nascem os nossos pelinhos. Às vezes, ela é causada por bactérias e às vezes, simplesmente por causa de pelinhos encravados. Essa infecção pode piorar com o uso de peças de roupa muito apertadas e com a depilação.

Então, para melhorar essa situação, você pode optar por roupas mais folgadinhas, dar um tempo na depilação e, para acelerar a melhora, recorrer à nossa amada esfoliação! As células mortas ajudam a "entupir" os poros e infeccionar os folículos. Então nada melhor que dar uma ajudinha na remoção!

Já o surgimento de acne nas costas, bumbum e até nas pernas e braços deve-se à oleosidade da pele nessas regiões. Ela pode ser agravada com o uso de roupas justas, também, com o calor e até contato com o cabelo, se ele for comprido e com tendência à oleosidade também. Algumas dicas para evitar que apareçam é trocar com bastante frequência as roupas de cama, optar por roupas mais folgadinhas, lavá-las constantemente também e, claro, esfoliar a pele e usar um hidratante adequado para a região. A esfoliação ajuda a "desentupir" os poros e a hidratação, a regular a produção de sebo na área. 
 

3. Pele muito mais hidratada!

A esfoliação deve ser adotada em conjunto com a hidratação! A pele recém esfoliada absorve muito melhor os ativos do hidratante. Ao esfoliarmos, retiramos as células mortas, mas também acabamos removendo um pouquinho da barreira cutânea. Ao aplicarmos o hidratante em seguida, ele restaura essa camada de proteção, repõe toda a água, impede sua perda e ainda dá uma força extra à renovação celular iniciada com o esfoliante!

Opte por um hidratante leve, como Hidratante Corporal Neutro da Jeitô, que leva na sua composição três óleos essenciais naturalmente nutritivos! No caso da pele acneica, aplique uma camada mais fininha e prontinho!

A hidratação garante que sua esfoliação não tenha efeito rebote nem que você sinta sua pele sensibilizada. 


Quando não fazer a esfoliação?

Se você tiver alguma lesão recente na pele, tiver se depilado há pouco tempo, espere para fazer sua esfoliação. Sua pele já está sensibilizada, então a esfoliação pode prejudicá-la! 
 

Como fazer minha esfoliação?

Preparamos aqui um passo a passo simples para você começar!

1. O primeiro passo é escolher um esfoliante adequado. O esfoliante para o corpo tem microesferas um pouquinho maiores que as do rosto. Isso porque a nossa pele do rosto é muito fininha e sensível, já a de áreas como cotovelos e costas são mais grossas.

Se usássemos um esfoliante desenvolvido para o rosto nas costas, por exemplo, o resultado ia ser menos perceptível.

Além disso, recomendamos que você opte por esfoliantes que tenham microesferas naturais. Afinal, depois de enxaguarmos o produto, as esferinhas voltam para o ciclo da água.

Microesferas de plástico que são muito pequenininhas não são filtradas no tratamento de água e podem acabar indo parar nos oceanos. O Esfoliante Corporal da Jeitô tem microesferas de jojoba, ou seja, no lugar de microplásticos, tem esferinhas da semente da jojoba! Além de melhores para a natureza, a jojoba também é boa para a pele por ser naturalmente hidratante. Esse esfoliante também tem o ativo com base vegetal Polyplant Vasoconstrictor, que estimula a circulação sanguínea, benéfica para a renovação celular.
 


O esfoliante facial da Jeitô e seu irmão mais novo, o esfoliante facial! Ambos levam esferas
de semente de jojoba, que além de promoverem uma esfoliação super gently, são eco-friendly! 
 
2. Se sua pele for mais oleosa, você pode fazer a esfoliação semanalmente. Se for mais ressecada, pode fazer de 15 em 15 dias (uma semana sim, outra não) ou até mesmo uma vez por mês. Mesmo as peles mais ressecadas se beneficiam de eliminar mais rápido as células mortas, viu? A esfoliação vai ajudar sua pele a absorver ainda melhor o hidratante e a renovação celular reduz muito o aspecto e a sensação de ressecamento.

3. Deixe o seu esfoliante já no banheiro para não esquecer nem se render à preguicite!

4. Oba, finalmente, hora da ação! A esfoliação deve ser feita já no banho, depois de já ter lavado sua pele e com ela bem molhada, para que o produto deslize. Coloque um pouco do produto nas mãos e leve para a região em que for aplicar e, com as mãos ou uma esponja macia, se preferir, vá fazendo movimentos circulares. Depois, deixe o produto agir por dois ou três minutinhos e enxágue!

5. Ah, e mencionamos a esponjinha, né? Como o esfoliante já tem os grânulos para a ação esfoliante, não use uma esponja muito áspera. Isso porque com os dois juntos, você pode acabar agredindo a pele! Opte por uma bem maciazinha, apenas para ajudar a espalhar o produto, não para esfoliar duplamente, hen?

5. E atenção: o esfoliante é para as regiões mais grossinhas, como pernas, cotovelos, joelhos... Não aplique em áreas que tenham a pele fininha, como os seios, mãos e no próprio rosto!

6. Agora é hora de sair do banho, se enxugar e... Hidratar a pele! A hidratação é muito importante para manter a pele macia, mas após a esfoliação fica ainda mais maravilhosa! A pele recebe o hidratante com mais amor ainda!


Essas foram as dicas de hoje para você incluir a esfoliação no corpitcho no seu dia a dia!

esfoliante e o hidratante corporal da Jeitô que mencionamos nos exemplos estão disponíveis no site da marca, junto com uma linha corporal completa, vegana e sustentável! Todos os produtinhos da Jeitô têm ingredientes naturais que promovem limpeza e hidratação equilibradas e sem prejudicar o planeta. Vem conhecer!

 


Artigos Relacionados: