5 receitas da Ayurveda para um dia a dia mais saudável no Outono!

Conheça a medicina tradicional indiana e 5 receitas super fáceis para um dia a dia saudável e super gostoso!

A Ayurveda é a medicina tradicional indiana e seu nome vem do sânscrito "ayur", vida e "veda", conhecimento, ou seja, o conhecimento da vida. 

Com mais de 5000 anos de existência, a Ayurveda é reconhecida pela OMS como medicina tradicional e considerada como o sistema medicinal mais antigo ainda praticado no mundo, com muitos adeptos pelo mundo todo, principalmente na Índia e no Nepal, onde são parte do sistema público de saúde também. Aqui no Brasil, a Ayurveda é uma das PICS - Práticas Integrativas e Complementares oferecidas graatuitamente pelo SUS, junto com outras formas de terapias completementares, como quiropraxia, ioga, shantala e acupuntura. Ou seja, aqui no nosso país, o SUS oferece consultas nessas modalidades como uma terapia adicional ao seu tratamento alopático.  

A Ayurveda tem como alicerce a visão da saúde como o equilíbrio da tríade corpo, mente e espírito, e, portanto, busca a saúde física e mental também. Além disso, essa medicina tradicional acredita que a prevenção das enfermidades é tão importante quanto o tratamento, e isso se dá pelos bons hábitos. Assim, existem várias boas recomendações para a alimentação, para os horários de acordar e ir dormir, para uma boa digestão, de meditação e exercícios físicos... Enfim, os adeptos da Ayurveda sabem melhor do que ninguém que a rotina inteira contribui para a saúde!

Nessa medicina tradicional indiana, tudo que existe é constituído por 5 elementos: ar, água, fogo, terra e éter -- inclusive nós! Cada pessoa tem diferentes proporções desses elementos em si. As diferentes combinações desses elementos formam os 3 doshas, que são como os nossos biotipos:

Kapha: Água + Terra

Vata: Éter + Ar

Pitta: Foto + Água

Todas as pessoas tem um dosha predominante, ou seja, a proporção dos dois elementos do seu dosha estão mais presentes no seu corpo que os demais elementos. Os doshas fazem com que as pessoas tenham características próprias, ou seja, cada um tem uma proporção única (essa composição dos doshas no nascimento é chamada de prakriti), e, por isso, corpos únicos, mas todos os que tem o dosha de kapha predominante terão algumas semelhanças. 

 

Hoje, vamos passar 5 receitas excelentes para todos os doshas, mas caso você queira descobrir ter uma noção de qual é o seu dosha predominante, procure um teste online e depois, receitas específicas para o mesmo. Mas para ter certeza meeesmo do seu dosha, só com um médico ayurvédico, ok?

Vamos às receitas!

 

1 - Ghee

O ghee é uma manteiga clarificada, ou seja, bem pura -- inclusive, no processo de clarificação quase toda a lactose, se não toda, é removida da manteiga.

Junto com o óleo de coco, é um dos principais ingredientes usados nas receitas ayurvédicas. Isso porque além de baratos e fáceis de obter, também são versáteis e mais saudáveis que outros tipos de óleos. Vem fazer a sua!

Ingredientes:

- 1 pote de 500g de manteira;

- 1 frasco de vidro esterilizado para armanezar depois de pronto;

- 1 pitadinha de sal a seu gosto.

Modo de Preparo:

Primeiro, pique sua manteiga em partes menores. Depois, coloque-a toda na panela e leve ao fogo médio para baixo e deixe derreter todinha. Você vai ver que quanto mais derretida, vai ficando menos manteiga e com mais e mais espuminha em cima. Isso porque a água vai evaporando e a espuma é composta dos ingredientes da manteiga que queremos remover! Então pegue uma colher de pau ou espátula e vá tirando e jogando fora sempre que surgir mais um pouco dessa espuminha. Por volta de 7 a 10 minutos, deve acabar de aparecer essa espuma. Tire todinha, adicione e misture o sal e agora é só colocar no seu pote de vidro!

Não se preocupe caso ela fique num tom bem escuro de amarelo, levemente marrom ou endurecer no pote: são características normais do ghee! 

 

2 - Mingau de Aveia com Banana 

Essa é perfeita para o desjejum!

Ingredientes:
- 1 banana média em rodelinhas;

- Meia xícara de aveia em flocos finos; 

- 200ml de leite (preferencialmente um leite vegetal, como de amêndoas);

- Especiarias a seu gosto: canela, cravo e cardamomo;

- 1 pitadinha de ghee (melhor ainda se for o que você mesma fez!); 

- 1 colher de chá de cacau em pó para cobrir. 

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque a pitadinha de ghee e aqueça levemente.

Em seguida, distribua pela panela as especiarias. Com o fogo, elas deixarão seu mingau super aromático.

Coloque a aveia e vá adicionando o leite aos pouquinhos e vá misturando os dois. Distribua metade das rodelinhas de banana por cima. Quando você achar que está grosso do jeito que curtir, sirva em um potinho, junte a outra metade da banana e cubra com um pouco do cacau. Prontinho! 

  

3 - Sopa de Abóbora

Quem não ama uma sopinha bem quente no frio? A sopa de abóbora é uma receita super nutritiva e perfeita para isso! As abóboras são ricas em betacaroteno, fibras, potássio e vitaminas, o que ajuda bastante a imunidade. Além disso, na receita que vamos aprender agora, o temperinho especial é a pimenta negra, que reduz a quantidade de sal no prato e ainda ajuda na digestão! 

Ingredientes

- 3 xícaras de abóbora;

- Água para cozinhar as abóboras;

- 1 colher de chá de ghee;
- 1 xícara de cebola picada;

- Meia colher de chá de pimenta negra;
- 1 colher de chá de cúrcuma (açafrão-da-terra) em pó;
- 1 xícara de leite (novamente, se for vegetal, como o amêndoas, melhor!); 

- A sua pitadinha de sal. 

Modo de Preparo 
Coloque a colherzinha de ghee na panela e vá aquecendo no fogo médio para baixo. Conforme ele for derretendo, adicione a cebola, a cúrcuma e a pimenta. Refogue por cerca de 3 a 5 minutinhos. Adicione a abóbora cortadinha em pedaços e continue a refogar por mais 3 a 5 minutos. Coloque água suficiente para cobrir as abóboras. Reduza para fogo baixo e deixe as abóboras cozinharem. Amasse-as até ficarem cremosinhas, adicione o leite, bata mais um pouco e pronto! 

 

4 - Arroz doce com iogurte

Que tal um arroz doce bem cremosinho, quase como um risoto? Se você nunca comeu, mas curte arroz doce, vai gostar dessa alternativa super saudável e tão deliciosa quanto! 

O iogurte tem cálcio, potássio, fósforo, magnésio e proteínas e um sabor azedinho característico que fica ótimo com especiarias! Se você quiser ainda mais docinho, combina super com geleias! 

Ingredientes

- 2 xícaras de arroz cozido sem sal;

- 2 xícaras de iogurte natural sem açúcar;

- 2 colheres de ghee;

- Meia colher de chá de sementes cominho;

- Canela e mel a gosto, para adoçar.  

Modo de Preparo

Aqueça o ghee na panela e adicione o cominho. Quando começar a pular, coloque o arroz. Vá mexendo e adicionando o iogurte, em fogo baixo, até ferver. Agora é só acrescentar a canela e o mel na quantidade que quiser!

Dica: se você substituir a canela por especiais salgadas, como pimenta preta e cúrcuma, pode ser um ótimo prato para servir com saladas!

 

5. Chá de gengibre

Faltou uma bebida quente nessa lista, né? Não mais! 

O gengibre é uma raiz tuberculosa nativa da Ásia e também super recomendada na Ayurveda. Ele é rico em cobre, vitaminas A, B6 e C e D, e tem ações digestiva, termogênica e antiinflamatória e, por isso, melhora a digestão, a imunidade e é o chá perfeito para tomar após refeições e também para dias de resfriado. 

Modo de Preparo

Primeiro, vá fervendo a água e, enquanto isso, lave bem a raiz do gengibre e corte em pedacinhos ou rale. Quando acabar de cortar/ralar, abaixe o fogo, coloque o gengibre na água e tampe a panela.

Deixe por cerca de 10 minutos.

Espere esfriar um pouquinho, por cerca de 5 minutos. 

Agora é só coar e servir na sua caneca ou xícara favorita!

Gostou das dicas da medicina indiana? Confira nosso canal no Youtube, com tudo sobre o universo da beleza, da moda e com dicas de estilo de vida para você se cuidar por dentro e por fora!

 


Artigos Relacionados:

Artigo não encontrado!