Sustentabilidade e Maquiagem: Como descartar embalagens e cuidar do meio ambiente!

Cuidar do meio ambiente é uma ação que podemos adotar até quando pensamos em maquiagem! Entenda como descartar as embalagens de forma sustentável!

Na hora de cuidar do meio ambiente, cada ação conta, de entender a importância do veganismo a saber como descartar corretamente os produtinhos que comprar! Quando olhamos com carinho para a natureza, olhamos com carinho para o nosso próprio futuro.

Esse é um dos temas, inclusive, da nossa edição de Agosto, a Glambox Wild: Quando estamos conectadas com nosso instinto, somos capazes de escolher os melhores caminhos e tomar decisões mais acertadas.

Pensando no Universo de beleza, uma das melhores escolhas é de escolher produtos com impacto ambiental positivo e que sejam eco-friendly, e se você não sabe ainda o é isso a gente te conta!

O que é eco-friendly?

Em tradução livre o termo em inglês “eco-friendly” significa “amigável ao meio ambiente, o que quer dizer que, um produto eco-friendly, por exemplo, não vai causar danos socioambientais, ou causará danos pequenos e reversíveis, durante sua produção, uso e descarte.

Normalmente produtos veganos apresentam essa característica e preocupação com a natureza, por isso vale a pena conferir essa lista com 7 produtos de beleza veganos que você precisa conhecer!

Esse termo não vale só para o produto em si, mas também com nossa conduta diária no consumo, uso e, talvez principalmente, descarte! Quando escolhemos um lip tint que, além de vegano, ainda tem uma embalagem que pode ser plantada e virará uma plantinha (como é o caso do Eu Natural da Anne Louise), estamos dando um passo importante em transformar nossa relação com a natureza.

Mas e quando as embalagens não são planejadas especificamente para um descarte ecológico

Como descartar embalagens de maquiagem?

Na hora de descartar embalagens num geral, a regra é entender qual material dela (deve estar no rótulo), retirar qualquer resíduo do produto e evitar de misturar essa embalagem no lixo orgânico, já que ela terá um destino bem melhor no lixo reciclável.

Essa informação nós já sabemos, mas apenas relembrando: o papel pode demorar de 3 a 6 meses para se decompor totalmente na natureza, enquanto o plástico bate a assustadora marca de 500 anos até chegar nesse ponto. Com isso em mente, reaproveitar esses materiais o máximo possível parece a melhor opção para a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.

Portanto, se tivéssemos que montar um passo a passo de como descartar embalagens de maquiagem, ele seria assim:

1° Confira o material da embalagem que quer descartar seja plástico, papel ou vidro;

2° Faça lavagem completa e correta dessa embalagem, retirando qualquer resíduo;

3° Coloque junto do lixo indicado que será enviado para reciclagem;

4° Caso não tenha coleta seletiva onde você mora, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e verifique o endereço da empresa de reciclagem do município.

Lembrando que em diversos estados existem ONGs que ajudam na reciclagem da região, oferecendo suporte e informação, mas sempre vale usar o Google Maps para encontrar locais, caso esteja tendo dificuldades.

Mas você deve ter notado que, para fazer o descarte correto da embalagem, você precisa retirar o resíduo que tiver sobrado nela. Caso o produto ainda não esteja vencido e você só prefira não usar mais, vale fazer uma doação ou oferecer para alguém próximo, no caso de maquiagens que não ofereçam riscos ao serem compartilhadas (como é o caso de máscaras de cílios, batons e semelhantes).

Mas o que fazer se não há para quem doar a maquiagem, ou pior, ela já esteja vencida, vai ser necessário fazer o descarte correto, mas fica tranquila que te ensinamos isso também!

Como descartar maquiagem?

Cada tipo de maquiagem deve ter uma atenção específica mas, por raramente poder ser reciclada, tem seu destino final no lixo orgânico e aterros sanitários. Vamos te contar como descartar maquiagem a seguir!

Cosméticos líquidos

Muitos especialistas comentam que cosméticos líquidos, assim como shampoos e condicionadores, podem ser descartados na rede de esgoto por meio de ralos ou vasos sanitários.

Esmaltes

Os esmaltes e removedores precisam de uma atenção maior, já que eles possuem tintas e solventes que podem contaminar o meio ambiente, prejudicando o ecossistema, além de entupir vasos sanitários e pias quando jogadas no esgoto. Mas como fazer o descarte então? A primeira alternativa é entender com os fabricantes onde o descarte pode ser feito na sua cidade. Caso as opções sejam muito limitadas ou inviáveis, vale usar uma técnica que, não é a ideal, mas ajuda:

Despeje o esmalte em uma folha de jornal e separe em local bem arejado até o líquido evaporar totalmente, depois encaminhe para a coleta seletiva de papel.

Sólidos e Pastosos

Os sólidos e pastosos, como pós compactos, cremes, batons, cílios postiços, enfim, podem, devem ser jogados no lixo comum (separados da embalagem, lembre-se!). Por serem orgânicos, esse descarte não oferece riscos ao meio ambiente.

Lembrando que os produtinhos que citamos estão lá na Glamshop, e assinantes Glambox ganham um desconto exclusivo na loja que pode chegar a até 50%! Se você quer fazer parte do maior clube de assinatura de beleza da América Latina, confira os planos abaixo e escolha o que mais combina com você!

Os resíduos de cosméticos sólidos e pastosos, como hidratante e maquiagens, podem ser descartados junto ao resíduo comum. Desde que o resíduo seja enviado a aterros sanitários. Uma vez que os aterros sanitários possuem toda a estrutura necessária para evitar a contaminação do solo e das águas.

www.glambox.com.br/#planos/ 

Se você curtiu esse tipo de conteúdo, lembre que aqui na GlamMAG nós postamos toda semana matérias com os mais diversos temas, indo de tendências de elementos de skincare para você ficar de olho a Simone Biles e burnout

Gosta de vídeos de tutorial e review de produtos? Corre lá no nosso Youtube para conferir esse tanto de conteúdo!


Artigos Relacionados:

Artigo não encontrado!