x

5 dicas de fotografia para melhorar sua selfie Quem melhor que uma fotógrafa pra ensinar a gente?

Muita gente acha que fotografia pode ser um assunto complicado. Pelo contrário, é pura prática! Basta começar a exercitar o olhar clicando e estudando algumas teorias básicas. As teorias e a prática estão muito unidos e, com isso, as habilidades surgem com naturalidade. Foi pensando nisso que decidi dar 5 dicas rápidas pra quem quer melhorar as famosas selfies. Espero que gostem.

Ah! Antes de tudo, é bom checar se está tudo certo com a maquiagem e o cabelo e dai partir pras fotos. Não queremos ninguém descabelada numa selfie, né?

1. Pose em frente a luzes difusas

Essas são as luzes que não tem sombras muito duras e escuras, como aquelas do sol do meio dia, sabe? Assim todo o seu rosto fica iluminado e não marca nada “indesejado” na foto, como rugas e etc. Esse costuma ser o truque de alguns ensaios de moda: evitar sombras com luzes mais direcionadas pra mostrar o rosto da modelo sem imperfeições. Eu indicaria a luz da sua janela de casa com alguma cortina na frente, para servir como difusor. Ou de repente aquelas luzes de penteadeiras que são mais direcionadas pro rosto mesmo já cumprem a função.

A linda da Valentina Piras domina essa arte:

2. Procure fundos mais interessantes

Todo mundo já viu aquela selfie linda de alguém, mas com alguma bagunça ou um fundo estranho que não faça jus à foto. Pense um pouco na composição da foto com o fundo como agente também. De repente uma vista da janela, uma cortina, algum vaso bonito ou vegetação em geral. Se você não encontrou nenhum fundo muito bacana, não tem problema. Aproveite na edição (nossa quinta dica) para brincar com as vinhetas. Com elas, você escurece os pontos do fundo que não ficaram muito legais e dá atenção pras partes bonitas da foto.

3. Procure deixar a câmera um pouco acima da altura do olhar.

Essa “levantadinha” na câmera ajuda muito a não captarmos imagens com alguma distorção. Desse modo a foto valoriza mais seu rosto, pois marca mais a linha do queixo, evitando que a foto “aumente” alguma parte do rosto e mude a proporção dele. A Mari Graciolli fez isso nessa foto e ficou lindo! E viram como ela aproveitou as luzes difusas? Piro nas selfies dela ;)

 

 

4. Relaxe e divirta-se com as poses. Quanto mais opções, melhor.

Não precisa ficar travada, brinque com poses e descubra um pouco mais sobre seu corpo. Brincar com perfil, com caretas e outras opções acabam fazendo com que a foto saia mais natural. Se alguma não te agradar, é só deletar depois. Eu mesma me surpreendi com umas fotos de perfil que fiz, é uma brincadeira pra descobrir traços em nós que não conhecíamos:

5. Edição sempre vale a pena.

Mesmo não manjando das técnicas de edição de fotos, sempre tem um aplicativo que te proporciona o básico pra conseguir melhorar uma cor, mudar a saturação, dar mais contraste, acrescentar vinhetas. O momento da edição é onde você vai ressaltar os elementos que você quer na sua foto. Eu amo o aplicativo Snapseed pra isso. Ele é bem completo e tem muitas opções do que fazer com sua foto.

Espero que essas dicas básicas e rápidas tenham te ajudado a melhorar sua selfie.

Boa semana a todos.

__

Luiza de Castro colaborou com a GlamboxMAG para esse artigo.

Coluna: www.papodehomem.com.br/autores/luiza-de-castro#artigos 

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.