x

8 dicas para organizar seu home office E garantir sua produtividade em casa

Trabalhar em casa traz várias vantagens – menos tempo no trânsito, uma divisão mais justa entre trabalho/vida pessoal, isso sem contar a chance de organizar o escritório como você quiser. Mas, se você não tiver o mínimo de organização, as coisas desandam. Imagina fazer uma pausa pro Netflix e deixar a sessão se estender por uma temporada inteira... É, então.

Por isso, sempre é bom se organizar de forma a aumentar a produtividade, mas sem deixar o ambiente pesado, com aquela cara de escritório formal. Quer umas dicas para te ajudar nisso? Aprendemos algumas com a entrevista da Linda Varone, autora do “The Smarter Home Office”, para o Fast Company.

Acompanha só:

- Pinterest

1 – Use o pinterest com responsabilidade

É ok buscar inspiração no pinterest, mas lembre que nem sempre o escritório de capa de revista é o ideal para te acomodar durante cinquenta longas horas de trabalho. Aquelas cadeiras de sala de jantar são lindas, mas nada confortáveis pra sua coluna. Além disso, algumas pessoas gostam de cores, mas talvez você enjoe de trabalhar numa mesa vermelho-sangue todos os dias, mesmo que fique lindo nas fotos.

2 – Siga regras básicas de ergonomia

O topo da tela do seu monitor deve estar na altura dos seus olhos (ou até um pouco abaixo). Conforme você desce o olhar pela tela, suas pálpebras vão fechar um pouco e lubrificar os olhos, o que evita a fadiga. Outra dica da escritora é ajustar a cadeira de forma que seus pés fiquem firmes sob alguma coisa – ou o chão ou algum apoio, se você for baixa. Parece óbvio dizer, mas escolha uma cadeira confortável... Ou você vai arrumar um motivo para fugir da mesa.

3 – Escolha acessórios com cara de casa

A não ser que você queira um visual mais clean e contemporâneo, escolha acessórios que te façam sentir em casa no seu próprio home office. Pode ser uma caneca fofa ou um porta-lápis colorido, cadernos com estampas legais ou uma cesta decorada para deixar o lixo.

4 – Aproveite a luz natural

Quando for escolher sua mesa, vá para perto das janelas. “Várias pessoas acabam buscando uma parede no canto mais escuro da sala”, comenta Varone. “O que elas estão fazendo sem nem perceber é recriar o cubículo corporativo”. E qual que é a vantagem, né? Procure não colocar sua mesa de frente para a janela, assim você tem uma desculpa para virar e apreciar a vista por alguns minutos.

- Harper's Bazaar

5 – Acrescente verde

Plantas deixam as pessoas mais felizes, dão a impressão de trazer um pouco do ar livre para dentro do seu espaço de trabalho. Além disso, as plantas aguentam um ou dois dias sem água e você nem precisa passar no escritório durante os fins de semana (diferente de peixes ou hamsters).

Harper's Bazaar - 

6 - Se inspire!

Separe um pôster ou alguma arte para seu novo escritório, vale até uma foto – algo que vá te motivar a criar e/ou terminar seu trabalho para sair logo dali.

7 – Esconda as coisas que você não quer ver

Todo escritório tem vários cabos, então tente encontrar uma régua para deixá-los todos ligados num mesmo lugar e esconda atrás da mesa. E o equipamento? Dá pra esconder a impressora também, colocar dentro de um armário e só abrir quando precisar usar. Viva o WiFi!

8 – Aproveite o GlamClub

Sabia que nosso GlamClub agora conta com uma parte de decoração? Vale espiar de tempos em tempos e garantir algum mimo para deixar seu home office com a sua cara. Lembra quando falamos dos acessórios? Então!

Agora mãos à obra para aumentar a produtividade por aí!

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.