x

5 mitos sobre fertilidade E a verdade que você pode não saber

- Global Doctor Options

Suas amigas começaram a ter filhos por vontade própria e não por deslize, você passou a participar dos chás de bebê e dos batizados, segura as criancinhas no colo e... Percebe que também está na hora de ter o seu.

Já com vinte ou trinta e pouco, ouvimos bastante sobre como não engravidar, mas quase nada sobre o contrário. E olha que tem vários boatos sobre o assunto pela internet afora, então separamos alguns mitos que apareceram pelo Refinery29 para esclarecer.

Vamos lá!

Mito: Quanto mais tempo eu tomar anticoncepcionais, mais tempo vou levar para conseguir engravidar quando parar com a pílula.

Realidade: Na verdade, independente de qual método anticoncepcional você usar, não leva muito tempo para conseguir engravidar quando para – é uma questão de dias, para falar a verdade.  A única exceção é o anticoncepcional injetável, que leva dez meses para sair totalmente do seu sistema.

Mito: Os caras não precisam se preocupar com esse tipo de coisa; eles podem ter filhos até os 90.

Realidade: Apesar de Paul McCartney e Rod Stewart estarem aí para comprovar esse mito, acompanhando a infância dos filhos mais novos, esse mito não é tão verdadeiro assim. Quando o homem chega aos cinquenta, a testosterona e seus níveis de esperma caem. Aliás, os médicos apontam que algumas doenças, como esquizofrenia e autismo, estão mais relacionadas à idade do pai que à da mãe.

Mito: Beber água direto de uma garrafa de plástico pode dificultar a gravidez

Realidade: Não é para sair por aí fazendo as coisas sem se prevenir só porque tá tomando água da garrafa, hein? Mas alguns estudos recentes apontam que os níveis de um composto químico, o BPA, encontrados em plástico afetam a fertilidade tanto de homens quanto de mulheres.

Mito: Quando as mulheres chegam aos 40, fica mais difícil engravidar sem tratamento

Realidade: Hoje em dia, as estatísticas são um pouco mais otimistas. Aos 40, 50% das mulheres ainda conseguem engravidar naturalmente. Mas é bom lembrar que a fertilidade começa a declinar a partir dos 34 anos e que existe um grande risco da mulher perder o bebê ou que ele nasça com alguma anormalidade.

Mito: Não praticar sexo seguro algumas vezes não influencia minha fertilidade no futuro

Realidade: Pééém, falso! Caso você não saiba, a clamídia é uma das DSTs mais comuns do mundo e, só aqui no Brasil, são diagnosticados quase dois milhões de casos por ano! Quando não tratada, pode levar à infertilidade.

Sobrou alguma dúvida por aí?

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.