x

3 receitas de hambúrguer para você experimentar E colocar a mão na massa

Tem como não amar hambúrguer? Seja ele o clássico de carne bovina, de frango, linguiça e até tofu ou lentilha: o lanche é queridinho mundial e tem até um dia próprio, que, por acaso, é hoje. Para comemorar, separamos três receitas que são sucesso para você testar em casa:

Sophia’s Hamburger do P.J. Clarke’s

 

- Divulgação -

Se o hambúrguer simples já é difícil de resistir, imagina um com pepperoni e mostarda dijon. Essa é a criação da P.J. Clarke’s, hamburgueria incrível de Nova York frequentada por várias estrelas que desembarcou no Brasil com três endereços. A receita eles abriram lá pro Terra, junto com várias outras de hambúrguer gourmet. 

Ingredientes:

- 200 g de fraldinha

- 40 g de queijo minas padrão

- 30 g de peperoni fatiado

- 30 g de maionese

- 3 g de mostarda dijon

- 5 g de rúcula

- 1 pão de hambúrguer tradicional

Modo de preparo:

1º) Grelhe o hambúrguer numa chapa ou na frigideira até o ponto desejado.

2º) Espalhe o pepperoni na chapa até que ele fique crocante. O ponto é quando conseguimos “cortá-lo” com o dente, mas não torrado.

3º) Em seguida, derreta o queijo minas por cima do hambúrguer.

4º) Acrescente os ingredientes no pão e disponha a rúcula por cima.

5º) Misture a maionese com a mostarda dijon e sirva ao lado do hambúrguer.

Hambúrguer de lentilha

 

- Gordelícias - 

Você é vegetariano ou só tá afim de experimentar um hambúrguer diferente? Separamos uma receita especial do Gordelícias, blog que a gente adora por aqui e que sempre serve de inspiração quando resolvemos nos aventurar pela cozinha.

Ingredientes

- 1 xícara de lentilha crua

- 1 dente de alho grande picado

- 1/2 cebola picada

- 1/2 xícara de cheiro verde picado

- 1 colher de sopa de azeite

- 1 colher de chá de sal

- 1 colher de chá de cominho

- 1/2 xícara de farinha de trigo (pode usar mais ou menos, vai depender do ponto do burger)

Modo de preparo:

1º) Cozinhe a lentilha com pelo menos 4 xícaras de água, em fogo médio. Fique de olho porque a lentilha espuma bastante durante o cozimento e você pode acabar fazendo aquela lambança na cozinha.

2º) Escorra bem a água da lentilha e coloque-a numa tigela. Adicione o alho, a cebola, o cheiro verde, o azeite, o sal, tempere com cominho a gosto, e misture, amassando de leve alguns grãos.

3º) Acrescente a farinha de trigo aos poucos, até dar o ponto de modelar. Tenha em mente que quanto mais farinha você colocar, menos saboroso seu burger vai ficar.

4º) Divida a massa em 5 partes iguais e modele os hambúrgueres com cerca de 1,5cm de espessura. Pra ajudar, você pode passar um fio de óleo nas mãos, para que eles não grudem.

5º) Coloque os hambúrgueres em uma forma untada ou com papel manteiga e leve ao freezer por uma hora. Depois disso, é só aquecer bem uma frigideira e dourar os seus burgers!

Ah, lá no blog tem a receita de uma batata rústica maravilhosa para acompanhar!

E, para encerrar...

O nosso burger inspirado na receita do Jamie Oliver!

 

- Jamie Oliver - 

Esse dispensa maiores explicações, né? O chef britânico Jamie Oliver é nosso queridinho, mesmo não gostando de brigadeiro, e pegamos uma de suas receitas de hambúrguer pra comemorar - só que com um glam a mais.

Ingredientes

- 800 g de carne moída (pode ser Acém, Patinho ou Fraldinha)

- azeite extra virgem

- 1 cebola roxa

- 1 borrifada de vinagre de vinho branco

- 2 picles

- 4 pães de hambúrguer com gergelim

- 4-8 fatias finas de bacon defumado

- 4 colheres de chá de mostarda

- molho Tabasco Chipotle

- 4 fatias de queijo prato

- 4 colheres de chá de ketchup

- alface

Para o molho:

- 2 colheres de sopa de maionese

- 2 colheres de sopa de ketchup

- 1 colher de chá de molho de Tabasco Chipotle

- 1 colher de chá de molho inglês

- 1 colher de chá de conhaque, ou bourbon (opcional)

Modo de preparo

1º) Divida a carne moída em quatro e, com as mãos molhadas, enrole as quatro partes em bolinhas. Pressione essas bolinhas, moldando seus hambúrgueres. Coloque-os num prato com óleo e deixe descansar na geladeira.

2º) Em seguida, corte a cebola em rodelas e as coloque numa tigela com vinagre e uma pitada de sal. Corte também o picles e separe os pães. Por fim, pique o alface e misture com o resto dos ingredientes para o molho e tempere a gosto.

3º) Hora da aventura! O Jamie costuma fritar dois hambúrgueres de uma vez pra “garantir a perfeição”, mas você pode fazer como preferir. A dica dessa hora é, quando virar o hambúrguer, acrescentar ½ colher de chá de mostarda e uma pitada de Tabasco de cada lado. Assim que fizer isso nele inteiro, acrescente o bacon e uma fatia de queijo.

4º) Montagem: comece pela salada como base e o molho que você preparou, depois o hambúrguer com bacon e queijo, as cebolas e os picles. Passe uma colher de chá de ketchup por cima e feche. Daí é só aproveitar.

Bateu uma fominha agora, né?

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.