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Guia dos suplementos Nutricionista explica os benefícios de cada um

Nessa edição em parceria com Women’s Health, entramos no clima fitness para selecionar produtinhos que tenham tudo a ver com o tema da revista. Eis que nos deparamos com as cápsulas incríveis da Naiak que algumas meninas receberam.

Quem aí já experimentou uma dessas cápsulas ao descobrir os efeitos quase milagrosos? Algumas ajudam na redução de peso, outras melhoram a aparência de celulites ou auxiliam a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos. Bom, na caixa foram três: óleo de cártamo, ômega 3 e magnésio.

Conversamos com a nutricionista Priscilla Marcondelli para descobrir os benefícios de cada uma delas:

MAGNÉSIO

“O magnésio é um dos minerais que se destacam na nutrição pela sua importância na prevenção de doenças e promoção da saúde”, ela avisa logo de cara. “Ele participa de processos fisiológicos fundamentais, como no controle da pressão arterial, da temperatura corporal e na geração de energia. Além de exercer ajuda na prevenção de doenças, como cardiopatias, obesidade e diabetes, também é fundamental na prevenção e tratamento da osteoporose, por sua participação no metabolismo do cálcio”.

De modo geral, nos solos brasileiros não há grande disponibilidade de magnésio, o que impede que os alimentos aqui cultivados absorvam as quantidades adequadas do mineral, tornando a suplementação oral (por meio das cápsulas) uma alternativa – em muitos casos – necessária.  Os alimentos com maior concentração de magnésio são as sementes (abóbora, girassol, gergelim, linhaça, melancia), as oleaginosas (amêndoas, castanha do Pará, amendoim, pistache, nozes), as leguminosas (grão de bico e ervilha), os vegetais verdes escuros (espinafre, couve), além de aveia, abacate, banana, uva passa, folha de beterraba e alga marinha.

ÔMEGA 3

O ômega 3 é um tipo de gordura do bem, conhecido como ácido graxo essencial por “ser fundamental para a manutenção e promoção da saúde”. Como nosso organismo não é capaz de produzir ômega 3, temos que obtê-lo através da alimentação. As melhores fontes são os peixes, como Cavala, Arenque, Sardinha, Atum e Bacalhau. Mas pode ser encontrado em outras fontes, como semente de linhaça, castanhas e nozes. 

Os benefícios são relevantes para o bom funcionamento do coração e de todo sistema circulatório, além de atuar também na redução do risco de desenvolver diabetes, derrame e colites. Alguns estudos também indicam que o ômega 3 traz benefícios para o humor, aprendizagem e sistema imunológico. O consumo de ômega 3 associado a uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios, além de contribuir significativamente para a manutenção da saúde, também colabora para o processo de emagrecimento! Olha aí o poder das cápsulas.

ÓLEO DE CÁRTAMO

Nutritivo e com ação termogênica e emagrecedora, o óleo de cártamo é extraído das sementes da planta cártamo, mais encontrada em países do Hemisfério Norte. Ele é rico em ômega 6 e ômega 9, importantes na prevenção de doenças cardiovasculares e para a função cerebral. 

O óleo de cártamo é rico em vitamina E, com alta ação antioxidante. Além disso, contribui para a redução da gordura corporal, pois age inibindo as enzimas lipogênicas (LPL), responsáveis por estocar a gordura, estimulando a ação das enzimas lipolíticas, que queimam a gordura. Nesse caso, os efeitos são potencializados em pessoas que praticam atividades físicas regularmente. 

Por ter um sabor suave, pode ser consumido como azeite em saladas, desde que em quantidades moderadas. No entanto, a forma mais comum de encontrar este óleo é em cápsulas. Para utilizar esta suplementação de forma correta, peça a orientação de um nutricionista de sua confiança.

 

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