x

Tire suas dúvidas sobre empreender Diretor de negócios da Miss Pink explica

Sempre chega aquela época do ano em que você começa a repensar suas decisões e considera largar tudo e começar do zero. Já bateu a vontade de abrir um negócio próprio por aí?

Bom, com o começo de ano chegando e a perspectiva de mudanças, nós conversamos com Pedro Cesar Oliveira, diretor de negócios da Miss Pink, para tirar algumas dúvidas das nossas glamgirls sobre empreendedorismo.

Confira as respostas e se prepare (;

Com o quadro financeiro atual, devido à crise, ainda é aconselhável arriscar e investir/começar um novo negócio? Pensando nisso, quais os estudos mais importantes para fazer na hora de decidir se o investimento vale a pena? (Bells Cavalcanti)

Existem vários fatores a serem avaliados para esta questão, primeiro deve-se pesquisar muito sobre a área de atuação pretendida. Existem boas oportunidades no mercado, mas é fundamental que o seu perfil se enquadre com o desejado. A seguir, verifica-se o tempo esperado de retorno e se o seu investimento inicial disponível é compatível com o proposto, para evitar imprevistos.

Mas, para finalizarmos, não podemos deixar de ressaltar que o segmento de cosméticos brasileiro é fantástico e, no que tange a investimentos, não poderia deixar de indicar que o segmento da beleza é extremamente evolutivo, pelo que, investir neste setor “com crise ou sem crise” lhe redobrará as chances de tornar-se um empreendedor(a) de sucesso!

Qual é o cenário do setor de beleza diante à crise? (Izabel Muratt)

Mesmo com a crise às portas, o setor de beleza é um dos que mais crescem no país, com média de crescimento de 10% em 2014 segundo dados do SEBRAE, sendo o Brasil classificado como terceiro maior mercado de beleza do mundo, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos.

Como calcular prazo de retorno de investimento?

O retorno de investimento é comumente conhecido no mercado business através do termo “payback”. Este é o tempo necessário para que se tenha o retorno sobre o investimento realizado em um projeto, ou seja, o aporte de capital total e o lapso de tempo que este valor retornará ao bolso do empreendedor.

A forma de se fazer a conta, ou melhor, a fórmula e os valores necessários para realizá-la não é tão complexa e pode ser realizada por qualquer empreendedor. Em um cálculo de payback simples, calcula-se o acumulado do fluxo de caixa, somando ano a ano desde o início, observando a partir de que momento o resultado se tornará maior que “0”.

Tendo em vista o cenário atual, quando a marca está começando, o que é mais importante: investir em brindes para blogueiras ou ações de marketing? Ou, ainda assim, realizar os dois em conjunto? (Mariana Cruz)

Atualmente o marketing tem se modificado bastante, não basta pensar nos 4 P’s como únicos a serem considerados para uma boa estratégia, tendo em vista que o marketing digital tem se fortalecido como fala Philip Kotler em seu livro Marketing 3.0. Neste raciocínio, a utilização de envio de brindes para blogueiras torna-se uma ação de marketing e tem sido bastante utilizada na atualidade, porém é preciso avaliar se o contexto da sua empresa se encontra neste “mundo” e se seu público-alvo será atingido corretamente para que não se torne um investimento jogado fora apenas por seguir tendência.

Qual é a maior diferença entre ser uma revendedora e abrir uma microfranquia?

A microfranquia é respaldada pelo contrato com a empresa, a partir do momento em que se torna um franqueado, o empresário(a) recebe treinamento adequado para trabalhar com a marca e transferência de know-how sobre todos os aspectos relacionados à empresa. Para o trabalho com revenda, as consultoras se dirigem diretamente ao franqueado local, que administra a forma como esta deverá atuar e suas respectivas percentagens de lucro, metas de vendas, etc.

- Olha essa seleção de batons das microfranquias, gente! - 

O que é preciso levar em conta para decidir qual é mais vantajoso para cada perfil econômico?

A capacidade de investimento e a possibilidade de aguardar um payback estimado. Veja que no caso das franquias Miss Pink possuímos um payback baixíssimo, girando em torno de 03 a 12 meses.

Seria melhor começar com uma empresa online ou uma pequena empresa física? (Mariana Silva)

Na realidade, não existe uma fórmula a ser seguida, pois cada ramo de atuação tem aceitação diferente por parte do público alvo e ainda cada futuro empresário tem um perfil diferente para trabalhar. A empresa online possui aparência de ser mais fácil para lidar, mas são vários aspectos a serem considerados, como, por exemplo, plataforma de vendas, estoque, transporte, divulgação, formas de pagamento, entre outros tantos fatores. Mais uma vez, é preciso pesquisar o ramo de atuação para decidir qual o melhor meio de começar a sua empresa.

Como definir as metas de vendas?

Costumo dizer que devemos ter “metas” e “objetivos”.

Quando movemos nossos ideais de conquistas rumo a uma direção, temos um alvo e, por assim dizer, um objetivo. Algo que queremos, mas nem sempre conseguimos atingir por eventuais peripécias vindas ao longo do caminho.

Porém, quando temos certeza da possibilidade de nossos ideais, seja essa certeza vinda através de uma forma concreta, como cálculos, por exemplo, aí então temos um objetivo qualificado, ou seja, uma meta. Por isso costumo falar “meta dada é meta cumprida”, não há como não acontecer!

Por isso, calcule seu tempo disponível, adicione sua força de vontade, não esqueça de dosar também suas habilidades pessoais com os negócios e trace as suas metas! Você certamente chegará lá!

Qual é o produto preferido da consumidora brasileira no setor? (Juliana Mello)

No setor de cosméticos, certamente o batom é líder de vendas e procura.

Na Miss Pink não é muito diferente, seguimos com nossas linhas de batons sempre à frente, mais precisamente a linha de batons matte teve um ótimo crescimento. Mas algo que nos surpreendeu muito foi a procura intensa pela nossa Paleta Camouflage Skin.

O produto é fantástico, possui 12 cores responsáveis por atenuar as linhas de expressão, disfarçar as imperfeições e proporcionar um acabamento uniforme ao tom da pele.

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.