x

Dicas da nutri para não abusar no fim de ano Como não se sabotar nas festas

Os excessos do fim de ano podem ser bem sabotadores para quem está seguindo uma reeducação alimentar, tem objetivos específicos ou deseja melhorar a alimentação. A melhor forma de lidar bem com todas essas comemorações e eventos sociais, que envolvem comida e bebida, é partir do princípio de que não existe restrição, e sim escolhas conscientes!

O primeiro passo para fazer escolhas mais conscientes é prestar atenção plena em nós mesmos, como está nossa fome ou nossa saciedade.  Por isso, o ideal é preparar o dia para aquele evento, ou seja, tome o café da manhã, faça os lanches intermediários (incluindo as frutas, laticínios com baixo teor de gordura e os cereais integrais) e almoce bem de forma completa, priorizando as verduras e legumes que provavelmente ficarão de fora no evento. Pouco antes de sair, tome um iogurte, ou coma uma fruta ou até mesmo um sanduíche para chegar ao evento saciado e consciente disso.

Durante o evento, quando der aquela fominha de novo, coma! Simples assim... Mas preste atenção a estes sinais, preste atenção em O QUE, O PORQUÊ ou COMO está comendo ou bebendo. Se tiver opção de escolha, tente não exagerar nas frituras, nos alimentos com alto teor de gordura ou com muitos molhos. E, entre um copo e outro, tome água!

De uma forma geral, preste atenção no que está bebendo. E, quando for pegar o próximo, se pergunte: Eu preciso? O desconforto do dia seguinte, nosso fígado e organismo irão agradecer.

E depois? Vida normal! Volte aos seus hábitos, não pense que foi tudo jogado fora, já que estes eventos são uma exceção. Portanto, o final de ano é um período, mas os eventos são pontuais, entre estes eventos, mantenha os hábitos saudáveis, que não terá muita interferência no resultado final.  

Agora, algumas dicas mais específicas para a ceia de natal sem desconforto ou exageros! Apostem nestas trocas, elas fazem toda a diferença no excesso de gorduras, açúcares e obviamente calorias.

- The First Year Blog - 

  • Salpicão de Frango: Ao invés da maionese, prefira o creme de ricota light ou o iogurte desnatado e sirva em barquinhas de alface ou endívia, pode ser uma ótima sugestão de entrada!
  • Farofa Natalina: Evite o bacon ou manteiga, faça com azeite de oliva e enriqueça com quinoa, amaranto, frutas secas, castanhas e sementes!
  • Carnes: Troquem as carnes mais gordurosas (pernil, tender) por opções mais leves como frango, peru ou peixes, de preferência acompanhadas por legumes e verduras… Como um bom bacalhau assado com legumes, lombo com laranjas ou até um frango assado especial recheado com cuscuz marroquino…
  • Sobremesas: Evitem muitas opções, de preferência faça algo que leve fruta na sua composição e sirva junto com as frutas da época, como lichia, cereja, pêssego, ameixa, uvas (sem dúvidas estas não podem faltar)!
  • Bebidas: Águas aromatizadas são um charme, e, neste tempo de calor, que tal um bom clericot (sangria de vinho branco ou espumante) com as frutas da época?!

Mas o que fará realmente a diferença para deixá-la mais saudável é aproveitar estes bons momentos ao lado das pessoas que amamos! Cozinhem juntos, façam com amor, pois são estas ocasiões que nutrem a alma.

Por um natal mais gostoso e um ano novo mais consciente!

Ah, para quem quer se arriscar na cozinha, preparei uma receita especial de farofa funcional para comer sem culpa (;

FAROFA FUNCIONAL

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

 

Ingredientes

1 ½ xícara de farinha de mandioca (pode ser de milho)

½ xícara de quinoa ou amaranto em flocos

1 cebola grande cortada em rodelas finas

1 ½ colher de sopa de azeite

3 colheres (sopa) de castanhas de caju picadas

1 colher (sopa) de Linhaça

1 colher (sopa) de Chia

2 colheres ( sopa) de cranberry ou gojiberry desidratado (opcional)

Sal e Pimenta a gosto

Modo de Preparo                                                               

Refogue a cebola no azeite, em seguida acrescente a farinha de mandioca crua ou tostada. Coloque a quinoa, as castanhas e sementes, mexa bem. Em seguida o cranberry.

Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta e sirva!

Para estas e outras receitas saudáveis para o Natal veja no site da Clinica ITCA.

- -

Hannah Duarte é nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Nutrição Esportiva e Wellness. Curso em Gastronomia Natural no Natural Gourmet Institute (Nova York – EUA). Atua como Nutricionista Clínica e Esportiva da Clinica ITCA Reactive.

Também é Personal diet – treinamento de funcionários, elaboração de receitas, cardápios saudáveis e saborosos. Tudo isso na cozinha da sua casa!

CLÍNICA ITCA REACTIVE

Clínica de Saúde Multidisciplinar que utiliza os mais Modernos Tratamentos em suas Diversas Especialidades. Mais de 14 anos de experiência e profissionalismo.

Nossas especialidades: Fisioterapia • Medicina do Esporte e da Dança • Acupuntura • Pilates • Massagem • Cond. Físico • Ortopedia • Traumatologia • Nutrição • Implantodontia • Ortodontia • Halitose • ATM • Dores Orofaciais • Dermatologia Clínica • Dermatologia Estética • Cirurgia Plástica

 

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.