x

5 truques de Ricardo dos Anjos para uma make perfeita Aprenda as melhores dicas com o expert para arrasar na maquiagem, seja qual for a ocasião

 

 

Quando o assunto é maquiagem, sempre aparecem inúmeras dúvidas quanto às técnicas, quais produtos usar e como usá-los. Para que serve o primer? O curvex faz realmente diferença? Base líquida ou em pó? Qual a diferença entre BB Cream e CC Cream? Mesmo para as mais experts, algumas perguntinhas sempre acabam surgindo. E foi pensando nisso que convidamos o beauty artist Ricardo dos Anjos para nos contar alguns segredos de maquiagem e te ajudar a fazer uma make ainda melhor!

 

Se você ainda não conhece Ricardo dos Anjos, você precisa saber um pouquinho mais desse profissioanal incrível. O começo de sua carreira foi marcado por muita simplicidade. Aos 15 anos Ricardo era auxiliar em um salão de cabeleireiro. Com o passar do tempo, depois de muito trabalho, novas oportunidades começaram a surgir. Ele trabalhou em TV, cuidando da beleza dos VJs da MTV, trabalhou em revistas, fez cursos no exterior e em 2003 assinou o seu primeiro desfile no SPFW. Desde aquela época, marcas como Ellus, Amapô e Lucy In The Sky já provaram do talento e criatividade do beauty artist. Sem contar os editoriais incríveis para as revistas Elle, Vogue e muitas outras do segmento. Uma verdadeira inspiração!

 

 

Além de trabalhos incríveis, Ricardo também abriu o seu próprio salão de beleza em São Paulo – o House of Beauty, na Bela Vista. Você pode acompanhar o seu trabalho pelas redes sociais @salaohouseofbeauty e @rickydosanjos, sempre com novidades e muito humor. Adoramos!

 

E é assim, com talento e modéstia, que o Ricardo compartilhou dicas preciosas com a gente em um bate papo delicioso. Confira:

 

MAG: Quais são as suas dicas para fazer a maquiagem durar mais tempo?

RA: Primeiro de tudo, é preciso cuidar da pele. Se a pele está bem tratada, se você usa um protetor solar, se você está com o controle de oleosidade em dia, a maquiagem vai acabar durando mais. Mas se você não está com a pele tão em dia, eu sempre indico passar um gelinho antes, porque isso vai ajudar a fechar poros e a inibir essa oleosidade pelo menos por umas 3, 4 horas. Um bom amigo primer também é uma boa, porque o primer é o que vai segurar a base, então escolher um para o seu tipo de pele. Na verdade, escolha toda a maquiagem também de acordo com o tipo de pele. Procure não usar maquiagem tão oleosa. Hoje a gente já tem um monte de coisa oil free, então isso acaba fazendo com que a duração seja um pouco maior.

 

MAG: Quais os truques para acertar no contorno e quais produtos usar?

RA: Eu gosto mais de fazer o contorno com produtos em pó do que creme ou líquido, porque o creme, mesmo quando as pessoas vão lá e fazem com aquela esponjinha, eu acho que ele pode até ter uma certa transferência. Então eu gosto de fazer a pele, selar e aí sim vir fazendo o contorno com um produto em pó.

 

MAG: Como escolher o tom certo para o contorno?

RA: Leve em consideração o tom da sua pele e vai escurecendo de acordo com a profundidade que você precisa dar. Eu sempre falo que o ideal é usar um tom acima, isso não vai causar nenhum erro, não vai dar o problema de “afinei o nariz mas todo mundo tá vendo aquela marcação”. Já para peles negras, é preciso ter um pouco de manha. Tenho amigas negras que usam sombra preta para fazer contorno, porque a pele às vezes já é marrom e você não vai encontrar um corretivo ou um produto próprio que dê uma diferença significativa. Então elas vão dosando ali no preto, mas precisa tomar cuidado. Eu posso dar a dica: se a sua pele é tão escura que você precisa usar uma sombra, mistura ela com marrom, porque aí você vai quebrar o acinzentado desse preto. Então não vai correr o risco da marcação ficar em um tom de cinza.

 

MAG: Qual a dica para quem quer usar maquiagem colorida mas tem um pouco de receio?

RA: Olha, eu penso assim, se você quer usar cor nos olhos e tem medo de ficar exagerado, pinta só a pálpebra móvel, que é a pálpebra que aparece quando você pisca. Quando você abre os olhos, aparece apenas uma linha da cor desejada. Não suba com essa cor da linha do côncavo pra cima, sabe? Mantém sempre do côncavo pra baixo.

 

Colore os cílios, também! Você aplica a máscara normalmente e depois só acrescenta uma sombra colorida com o pincel de sombra, assim você vai conseguir um colorido nos cílios. Outra dica é apostar em um delineado, que é só um tracinho, ou use cor na linha d’água.

 

O segredo é transformar o colorido em detalhes na maquiagem, porque aí não fica chamativo demais. Agora se você segura o look, taca o colorido. Abusa, usa uma cor na pálpebra móvel e esfuma com outra cor nos cílios inferiores. Fica lindo! E se você coloca uma terceira cor na linha d’água então, mais lindo ainda. Pode tudo, mas tem que segurar o look.

 

MAG: Como aplicar a base da forma correta?

RA: Acho que vai muito de cada um. O profissional tem que usar um pincel, com exceção de algumas marcas. A Nars, por exemplo, a maioria dos produtos de pele deles são feitos para usar com as mãos. Porque ele só vai ter a textura real quando você aquece. Além de conhecer o produto que você está usando, é preciso identificar o que mais te facilita. Já no uso real, para a consumidora final, tem menina que não consegue fazer uma pele linda com pincel, mas faz uma pele perfeita usando os dedos. Então vai muito de cada um. E na duração do produto não tem diferença, tanto faz. A base vai durar a mesma coisa seja qual for a forma da aplicação.

 

MAG: Para quem está começando, qual a forma mais fácil de fazer o olho gatinho?

RA: Usar o delineador é prático, eu costumo falar: treina no papel. Se eu consigo dominar esse traço ali, se ele sai retinho e fica um desenho bonito no papel, eu vou conseguir passar isso pro meu olho. E também descobrir qual é o traço de delineado que é melhor para o seu formato de olho é muito importante.

 

Para fazer, comece marcando o traço do gatinho, antes de preencher tudo. Faça primeiro o traço de fora, aí dependendo da envergadura que você deu pra ele, você traz ele pra dentro do olho, depois você faz o traço que vem do canto interno  até juntar com esse gatinho que você fez no final. Mas pensa que o desenho do gatinho tem que ser sempre um triângulo.

 

MAG: Qual a melhor técnica de make para corrigir a sobrancelha falhada?

RA: Hoje existem muitos produtos para sobrancelha. Para quem não tem produto nenhum, eu acho que o bom e velho pincel chanfrado e uma sombrinha marrom ou próxima do tom da sua sobrancelha é a melhor opção. Ao invés de você começar a desenhar uma sobrancelha gigante, penteie a sua, deixe tudo no lugar e comece cobrindo as falhas. Primeiro você vai cobrindo, depois você olha, vê se gosta do desenho, aí você começa a modificar o formato. E sempre de leve, porque tem que ser uma sobrancelha que pareça ser sua, para te valorizar.

 

MAG: Quais as tendências de maquiagem que irão bombar no verão?

RA: Acho que as bocas coloridas, que sempre voltam com força total no verão. E do último verão pra cá, a gente já pode usar batom escuro sem medo, porque batom escuro não tem mais estação certa. Se você combina com aquela boca escura, vai fundo! Mas pode se jogar no gloss tamém, porque a boca brilhosa vem com força total no verão. Essa maquiagem mais natural, com cara de saúde, também é outra aposta, mas não precisa ser sem graça. Pode botar gloss transparente na pálpebra para trazer um brilhinho, um efeito molhado, porque isso combina com esse clima de verão.

 

Ficamos impressionadas com tantas dicas legais para o dia a dia. Gostou? Comente em nosso Facebook e compartilhe as suas dicas você também!

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.