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Você sabe o que é "upcycling"? Saiba tudo sobre essa técnica aqui na MAG e conheça a marca Comas, que dissemina o consumo consciente

 

Hello GlamGirls, que saudade de vocês! Hoje, vim aqui trazer uma novidade que me deixou em polvorosa!

 

Nas minhas muitas caminhadas pelo mundo da moda, descobri uma técnica chamada Upcycling, por meio do trabalho de uma estilista maravilhosa chamada Agustina Comas, pioneira em upcycling no mercado de moda na América Latina.

 

Upcycling é o processo de transformar resíduos, roupas usadas e já desgastadas em novos materiais, ou produtos de maior valor, uso e qualidade. São utilizados materiais no fim de vida útil, que tenham sido descartados - uma das melhores formas de consumo consciente no mundo da moda.

 

Em 2010, Agustina Comas, designer uruguaia, apresentou ao Brasil o projeto IN.USE. Alinhado à política da reciclagem, suas coleções eram criadas a partir de peças já existentes. Nas mãos da estilista, sobras de outras marcas e guarda-roupas eram matéria-prima para coleções inteiras, calças, blusas e uma diversidade de peças.

 

 

Agustina havia passado pela Daslu Homem, como estilista, e agora de forma mais centrada e com técnicas mais específicas lança a Comas, com o mesmo conceito de reaproveitamento e elevação de materiais da IN.USE, mas desta vez com venda online, um plano de negócios mais estruturado e usando apenas camisas como matéria prima.

 

O foco de Agustina agora são camisas masculinas que não passam pelo controle de qualidade das fábricas e que iriam acabar desvalorizadas, vendidas em bazares, por conta de defeitos como pequenas manchas e furos.

 

"A camisa masculina é um material com muitas possibilidades de transformação e criação. Nosso trabalho começa com a pesquisa para identificar os melhores tecidos e a melhor confecção, então escolhemos as peças que, a partir do nosso conceito de design, são as mais ricas. O desafio é selecionar aquelas que têm maior potencial de transformação”, conta Agustina.

 

Além disso, camisas são peças ícones, de estilo permanente, durável, sem prazo de validade. Essas características acabam se imprimindo nas peças produzidas e na política da marca, que vai na contramão da lógica do descartável, das tendências que passam rápido. “Aproveitamos todo o DNA industrial dessas peças que passaram por processos de produção muito sofisticados, e cuja inteligência está no corte”.

 

Agustina diz o quanto quer que as peças se perpetuem, o que é a base do consumo sustentável!

 

“Temos muito claro o que queremos fazer. Trabalhar só com tecidos muito bons que vão ter durabilidade, e fazer um item conciso. Me propus a fazer um produto comercial, pelo qual as pessoas vão se apaixonar, criar um vínculo; quero que as filhas das minhas clientes herdem essas peças.”

 

 

Conheça mais sobre a COMAS no site oficial da marcam tenho certeza que assim como eu, você vai se apaixonar!

http://www.comas.com.br/


CORRA JU CORRA

Juh de Oliveira, Ama POPCulture, Moda, Arte e educação! Tudo isso com boa comida e um bom vinho. Mora em São Paulo e jura que um dia vai aprender a se maquiar.

 

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