x

3 livros para repensar sua forma de consumo Um guia para você aprender a gastar de forma consciente

 

Promoção, sale, desconto, liquidação e off são palavras que parecem acender luzes e fazem as carteiras coçarem para gastar dinheiro. A questão de hoje, diferente do que você deve estar pensando, não é sobre quanto você ganha/gasta com roupas, acessórios e sapatos, é sobre como todo esse consumo é (ou não) sustentável ambientalmente e socialmente.

 

A discussão sobre essas questões não são recentes, mas elas têm ganhado mais força ultimamente. No último mês de novembro, aconteceu em São Paulo a primeira semana semana de moda brasileira dedicada à produção de roupas com valores humanos e consciência ambiental, o Brasil Eco Fashion Week.

 

Para a maioria das pessoas que estão habituadas com a lógica de quanto menor o preço, mais vantajosa são as peças, começar a questionar sobre as origens e o processo de fabricação não parece ser um caminho tão simples. É por esse motivo que alguns ativistas e adeptos do consumo consciente tem se dedicado e lançado livros que te ajudem nessa trajetória de mudança de pensamento e consumo.

 

Confira 3 livros que vão te ajudar a entender mais sobre consumo consciente

 

1. Moda com Propósito

 

 

 

Esse é um dos livros mais recentes e mais populares sobre o assunto. O autor, André Carvalhal, ex-FARM e co-fundador do projeto MALHA - espaço de coworking voltado para uma moda consciente - escreve sobre a necessidade de ressignificar a moda. São vários os questionamentos feitos durante os capítulos sobre vários setores da moda, desde como as pessoas consomem, o porquê consomem e os impactos desse consumo na causa no meio ambiente e na sociedade.

O livro é cheio de exemplos práticos de como você pode mudar pequenas atitudes e de como elas vão fazer diferença.

 

2. Detox das compras

 

 

 

Escrito pela especialista de finanças Carol Sandler, o livro é um guia definitivo para quem quer mudar os hábitos de consumo. A própria autora passou seis meses sem comprar nada (isso inclui bolsa, sapato e acessórios) e depois escreveu o livro, provando que é possível sim ter uma vida financeira equilibrada, com dívidas organizadas e ainda refletir sobre os impactos do consumo sem limites.

 

3. Moda Ética Para Um Futuro Sustentável

 

 

 

Esse livro convida o leitor para um passeio em diversos lugares do mundo para conhecer diversas iniciativas inspiradoras de moda sustentável. Além disso, ele realiza uma profunda análise dos impactos causados pela produção de moda convencional e do fast fashion. É um guia completo e prático com conceitos, recursos, personagens e iniciativas que estimulam e convidam os leitores a uma mudança de pensamento e hábitos de consumo.

 

E você, considera as questões sócio-ambientais antes de comprar suas roupas roupas ou ainda é seduzida pelos preços baixos? Conta para gente no facebook da GLAM MAG!

 

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.