x

Pele oleosa: como lidar? Um guia para manter a pele bem cuidada.

 

Com a chegada do verão, uma das coisas que mais me dão problema é minha pele. Durante o ano todo, a oleosidade já é gigante, mas nessa época específica parece que piora o aspecto brilhoso e acontece o aumento de cravos e espinhas - que eu achava estar livre desde a adolescência. Por isso, reuni algumas coisas que ajudam a suavizar o problema, que é muito mais comum do que as pessoas acreditam.

 

Antes de tudo: O que é pele oleosa?

 

Clinicamente falando, a pele oleosa é consequência de uma superprodução de sebo pelas glândulas sebáceas - e isso é menos nojento do que você pode imaginar; esse sebo tem como função lubrificar e impermeabilizar. Eles estão em sua maioria no rosto (na zona T, pra ser mais exato) e no couro cabeludo, e por isso que quem sofre do excesso de oleosidade costuma ter problemas com essas duas áreas.

 

Fatores que influenciam na oleosidade

 

Além da genética, existem uma série de coisas do nosso dia-a-dia que podem fazer com que o problema seja desenvolvido no decorrer da vida ou até mesmo se agrave, tais como grandes alterações hormonais (como o uso de anabolizantes), stress, alimentação inadequada (a ingestão de grandes quantidade de carboidrato e açúcar) e a utilização de cosméticos oleosos.

 

 

 

Cuidados com a pele oleosa

 

- Limpeza

Para começar a tratar uma pele oleosa, é importante que seja feita a limpeza com água morna duas vezes ao dia, junto com algum tipo de gel de limpeza. Mas não se deixe enganar! Lavar a pele constantemente só ajudará na produção de mais sebo. O que buscamos aqui é tratar o excesso de oleosidade, e não eliminá-la completamente. Em uma frequência menor, também é interessante fazer máscaras faciais com argila, que ajuda muito na diminuição de oleosidade e prevenção da acne.

 

- Hidratação

Fuja de óleos, como o tão usado óleo de coco, que todo mundo está idolatrando atualmente. Esse tipo de produto só auxilia na produção de mais sebo natural e pode até mesmo entupir as glândulas; invista em géis ou cremes com efeito matizador, que retiram o brilho e dão à pele um aspecto mais seco.

 

- Proteção

Calor é uma das coisas que mais agravam peles oleosas, pois altas temperaturas também ajudam a aumentar a produção de sebo natural. Por isso, pessoas que possuem pele oleosa precisam tanto de protetor solar quanto as pessoas de pele seca ou mista. Para não errar, basta apostar em texturas como gel-creme e musse.

 

- Não restrinja os cuidados apenas à pele

Pode soar clichê, mas a pele reflete muito sobre os cuidados que temos com todo o resto do corpo. Por isso, não esqueça de se hidratar, cuidar da alimentação e (tentar) ficar livre de stress.

 

Quais são os seus cuidados com sua pele? Conta para gente na página do Facebook da GLAM MAG


Alexandre

Paulista de 25 anos, que ama spoilers e postar selfies e fotos comendo. Agora formado, finalmente sente que está passando pela transição formal para a vida adulta. Gosta de reflexões, entretenimento, relacionamento, se descrever em 3ª pessoa e relata tudo isso no seu blog - que, diga-se de passagem, está repleto de @alexandrices.

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.