x

Quantas vezes você reaplica protetor solar durante o dia? Se a sua resposta foi “nenhuma”, você precisa ler esse artigo agora!

Mesmo no inverno, sabemos que o protetor solar é imprescindível (saiba por que na matéria 3 motivos para usar protetor solar no inverno). Aplicar, tudo bem, muita gente aplica. Mas quantas pessoas realmente se lembram de reaplicar o protetor ao longo do dia? Consultamos especialistas no assunto para descrobrir se essa é uma falta grave.

Segundo os cientistas Nilo Cobeiros e Alice Morais da Neutrogena, os raios solares UVA e UVB causam danos desde o envelhecimento precoce, com formação de rugas, flacidez e manchas, até queimadras solares e câncer de pele. Por isso é tão importante a devida proteção.

Mulher passando protetor

Mas, afinal, por quanto tempo nossa pele está protegida com o protetor solar? Segundo os cientistas Nilo Cobeiros e Alice Morais da Neutrogena, “quanto maior o FPS (Fator de Proteção Solar) maior o tempo que sua pele estará protegida”. De acordo com a dermatologista Fabianne Gava, “ele mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

O valor do FPS determina que a pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha”. Isso significa que quando usamos um filtro solar com FPS 15, nossa pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que se estivesse sem proteção nenhuma. Para garantir melhor proteção, a maioria dos dermatologistas recomenda produtos com, no mínimo, FPS 30. Além disso, “para uma maior efetividade na proteção, recomenda-se o uso  de protetores solares foto estáveis , ou seja , que mantenham sua eficácia de proteção sob a radiação solar , resistente ao suor e resistente à água”, recomendam os cientistas Nilo Cobeiros e Alice Morais.

Outros fatores também podem influenciar na permanência do protetor na pele, como suor, areia, contato com água e fricção com toalha. Por isso, a maioria dos dermatologistas recomenda a reaplicação do protetor a cada 2 horas e, de acordo com a dermatologista Fabianne Gava, em caso de transpiração excessiva ou mergulho na água deve-se reaplicar imediatamente – mesmo versões à prova d’água.

No fundo no fundo, todo mundo sabe que é preciso reaplicar o protetor. Mas somos tão teimosos? Perguntamos para as colaboradoras da Glambox e as respostas basicamente variaram entre “preguiça”,  “nunca me lembro” e “medo de deixar a pele oleosa”. Preguiça e memória são problemas mais complexos, mas para solucionar o medo de deixar a pele oleosa, nós temos uma recomendação: o Ultra Sheer Liquid Lotion FPS 55 da Neutrogena, que além de garantir proteção eficaz, tem a tecnologia Dry Touch, que faz com que ele seja ultraleve, não oleoso e com toque seco, se adaptando perfeitamente à pele brasileira.

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.