x

Pílula anticoncepcional engorda? Conheça os efeitos que o medicamento pode ter sobre a nossa pele e corpo.

A pílula anticoncepcional é o método contraceptivo mais utilizado entre as mulheres. Porém, há quem sofra com a dúvida se o método é realmente seguro e, principalmente, de qual impacto ele vai causar no corpo. Quem nunca ouviu histórias de uma amiga que engordou e outra que ficou com a pele incrível depois de começar a tomar? Então, acaba ficando aquela dúvida: afinal, quais são os efeitos do anticoncepcional no nosso corpo?

A pílula é basicamente uma dose de hormônios que temos no corpo, progesterona e estrógeno, que atuam bloqueando a ovulação. Mas, é importante ressaltar que as pílulas sofreram uma grande evolução ao longo das décadas, de forma que a cada nova geração ela foi sendo aprimorada para se adaptar com mais facilidade ao corpo feminino. A dosagem de hormônio diminuiu, assim como os efeitos colaterais. E hoje, fora o benefício de prevenir contra uma gravidez indesejada, ela colabora na regularização do ciclo menstrual.

A combinação existente de determinados hormônios que compõem a pílula podem ajudar a controlar a oleosidade da pele, as acnes, os pelos corporais, quedas de cabelo, TPM, ciclo não regular, minimizar as cólicas menstruais e controlar o fluxo (para os mais intensos). Segundo a Organização Mundial de Saúde, ela também ajuda a reduzir as chances de a mulher desenvolver câncer de ovário e endométrio, anemia e doenças inflamatórias pélvicas, endometriose e cisto de ovário.

Mulher com pílula

Em contrapartida, em algumas mulheres pode causar certo desconforto, principalmente relacionada ao seu corpo. O ganho de peso e o aumento de apetite estão entre os efeitos que mais assustam as mulheres, porém, há outros distúrbios que ocorrem como: inchaço na glândula mamária, varizes, diminuição da libido, pressão alta, depressão, dores de cabeça, manchas e acne na pele e retenção de líquido. Lembrando, que há quem não tenha efeito colateral algum!

A verdade é que cada organismo responde de uma forma, então não existe nenhuma regra ou comprovação científica de que esse ou aquele anticoncepcional vai te levar a engordar. O que já existe no mercado são algumas pílulas elaboradas para evitar a retenção de líquido, que causa a sensação de inchaço. Mas, antes de pensar em tomar a pílula, é primordial fazer uma visitinha ao especialista e deixar que ele eleja a melhor combinação de hormônios para você e é claro, para o seu corpo. Só um ginecologista saberá avaliar qual das 60 marcas existentes no mercado é a mais apropriada para você, e até saber para qual trocar caso tenha alguma reação indesejável.

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.