x

Cor na maquiagem: quatro ideias para perder o medo de colorir o look Técnicas, texturas, caminhos para você dar um update na maquiagem

  

Você se arrepia toda quando pensa em passar sombra colorida? Olha para aquela paleta cheia de nuances vivas e fica dividida entre o desejo de tentar algo novo e o receio de se complicar na hora do make? Então, vou tentar convencê-la de que é possível aderir às cores sem derrubar a produção. Eu sei, eu sei... Dá um certo medinho trocar o esfumado marrom de sempre por um sombreado mais arrojado. Mas já está na hora de você rever os seus conceitos. Com todas as texturas e efeitos que os produtos de maquiagem atuais permitem, é possível aderir à cor de um jeito fresco, moderno e super usável. Quer ver?

 

Vá de delineador

A maneira mais simples de acrescentar cor à maquiagem dos olhos é preparar a pálpebra com uma sombra bem delicada, só para dar acabamento à pele, e depois marcar os olhos com um delineador ou lápis colorido. Neste visual de Margot Robbie, por exemplo, o centro da pálpebra está nude, o cantinho externo ganha reforço com a ajuda de uma sombra marrom neutra e todo o protagonismo fica para o delineador azul cintilante, que desenha o centro e o canto interno do olho. O resultado é lindo – e super fácil de copiar.

 

Legenda foto: Margot Robbie no prêmio de cinema Bafta, do Reino Unido, em fevereiro.

 

Use um só tom

Um passo além na arte de incorporar cor ao make é preencher toda a pálpebra móvel com um tom que harmonize com sua pele. Optar por um véu monocromático é moderno, elegante e seguro: ao seguir por este caminho, dificilmente você vai errar. Leticia Wright, por exemplo, escolheu um verde luminoso, com uma pegada meio militar, para seu look no Bafta 2019. A sombra vai morrendo em direção à sobrancelha e ganha uma sutil marcação marrom do canto externo – ela imita um delineado gatinho e ajuda a alongar o olhar.

 

Legenda foto: Letitia Wright, também na premiação do Bafta.

 

Acrescente emoção

Já está se sentindo mais confortável ao usar uma corzinha nos olhos? Então, está na hora de tornar as coisas mais emocionantes. Faça como Emma Stone e, na hora de maquiar as pálpebras, combine duas ou três tonalidades de uma mesma cartela (ou de cartelas complementares). Aqui, ela apareceu com sombra rosa na pálpebra móvel, delineador púrpura e máscara para cílios azul violáceo. Parece demais quando a gente descreve, mas o conjunto, confira, ficou perfeito! Você pode tentar fazer o mesmo brincando com vermelhos, laranjas e marrons, verdes e azuis esverdeados... Só vale lembrar que, como esta maquiagem é mais elaborada, sempre dá mais certo testar antes. E que manter o minimalismo na pele e nos lábios é o mais indicado.

 

Legenda foto: Emma Stone no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, Estados Unidos, em janeiro.

 

Potencialize o glamour

O ápice do uso da cor com estilo pode muito bem ser exemplificado nesta maquiagem aqui, de Lily Collins. A atriz escolheu uma sombra ousada – vermelha –, iluminou-a com um tom entre o dourado claro e o champanhe e ainda complementou com lápis pelo lado de dentro do olho, cílios postiços e muita máscara. Para um visual elaborado assim dar certo, são dois os segredos principais. O primeiro é: se você quer brilho, cílios e toda a potência de um look de festa no olhar, invista em uma cor principal que tenha força, mas evite outras nuances impactantes ao fazer o sombreado. O segundo? Pegar leve no blush e no batom. Ao preferir um gloss colorido e um ruborizado que, apesar de vivo, se funde à pele, ela garantiu a beleza e o bom gosto do resultado.

 

Legenda foto: Lily Collins no evento de divulgação da minissérie Les Misérables, na Califórnia, em fevereiro.


MARIA CECÍLIA PRADO

Maria Cecília Prado é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados para empresas e revistas e dirige o www.beautyeditor.com.br, website referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.